Rolar Matosinhos: 30 anos a formar campeões

No último Campeonato do Mundo de Patinagem Artística, realizado em Ibagué Colômbia, Portugal conquistou sete medalhas. Cinco foram garantidas por atletas do Rolar Matosinhos, incluindo duas de ouro. O mítico clube de Custóias é atualmente o maior berço de talentos na modalidade e cumpre este sábado o seu 30º aniversário.

 

O Rolar Matosinhos – Associação Desportiva, celebra este sábado o seu 30º aniversário. O momento será simbolicamente assinalado com um piquenique, no Parque de Merendas, junto ao Pavilhão Municipal de Custóias, o local onde diariamente treinam mais de 130 atletas, dos 4 aos 29 anos. Até final do ano, haverá outras iniciativas para assinalar este marco, a começar pela Gala 30 Anos Rolar, agendada para o dia 11 de novembro, e a terminar no tradicional Espetáculo de Natal, que será apresentado em várias sessões, entre os dias 15 e 17 de dezembro.

 

A ROLAR DESDE 1993

Fundado a 7 de outubro de 1993, o Rolar Matosinhos foi constituído como um clube pioneiro em Matosinhos na prática da patinagem artística. A Associação cresceu aos poucos e depois de conseguir cativar os primeiros jovens para a modalidade, não mais parou de crescer e alcançar grandes feitos desportivos.

 

Da formação ao alto rendimento, o Rolar Matosinhos tem conseguido adaptar-se às mudanças do tempo, sobrevivendo a vários desafios, assumindo uma liderança sólida no panorama competitivo nacional, como uma das coletividades com mais praticantes federados, desde os escalões de formação até à competição.

 

A nível internacional, o Rolar Matosinhos é também uma referência no que à patinagem artística diz respeito, não só pelo número de atletas que coloca na Seleção Nacional, como, acima de tudo, pelo número de títulos europeus e mundiais alcançados ao longo desta última década.

 

Rolar Matosinhos Campeões Nacionais Dança 2023

 

UMA CASA DE CAMPEÕES

Historicamente, o clube surgiu como Rolar Custóias Matosinhos, só mais tarde assumindo a designação atual.

 

O objetivo inicial dos fundadores foi proporcionar ao maior número de crianças e jovens da Freguesia de Custóias um espaço para a prática do desporto de uma forma saudável, partilhando as virtudes da convivência, da disciplina, do movimento e da competição. Sob a orientação de Pedro Craveiro e Dora Cunha, os técnicos fundadores, o Rolar formou rapidamente um grupo de atletas de alto nível, que viria a alcançar vários títulos regionais e nacionais na década de 90, além de lugares nos pódios internacionais.

 

Os primeiros títulos internacionais surgiram, porém, já no novo milénio, e pelos patins de Hugo Chapouto, o primeiro português a sagrar-se Campeão e Bicampeão do Mundo na disciplina de Solo Dance.

Após um momento de transição complexo, o clube alterou a sua estrutura e o seu projeto desportivo em 2010, mudando a sua imagem e o seu nome para Rolar Matosinhos – Associação Desportiva, com o objetivo de projetar o nome da cidade e do próprio concelho.

 

Já sob a direção técnica de Hugo Chapouto, e com um grupo cada vez mais extenso e promissor de atletas, nas diversas disciplinas e escalões etários, o Rolar Matosinhos foi colecionando títulos, individuais e coletivos, ao longo da última década, sendo hoje um dos mais reconhecidos clubes ao nível da patinagem artística nacional e internacional.

 

Rolar Matosinhos Academy

 

MAIS DE 400 TÍTULOS NA ÚLTIMA DÉCADA

Os números são realmente impressionantes… Se olharmos apenas para a última década, o Rolar Matosinhos colecionou mais de 400 títulos individuais no conjunto das várias participações em campeonatos Distritais, Nacionais, Europeus e Mundiais, a que se juntam mais de 300 pódios nas diferentes especialidades (Figuras Obrigatórias, Patinagem Livre, Pares Artísticos, Solo Dance e Pares de Dança).

 

Além das suas conquistas, o Rolar Matosinhos é também hoje um exemplo ao nível da formação, especialmente através do projeto RM Academy, uma escola de patinagem lançada em novembro de 2021 e coordenada por Pedro Craveiro, que conta atualmente com mais de 60 crianças entre os 4 e os 10 anos. Um berço para os futuros campeões Nacionais, Europeus e Mundiais da modalidade.

Artigos Semelhantes

Partilhar Este Artigo

Mais Notícias

Liga Solverde.pt 2023/24

PV Colégio Efanor é Vice-Campeão Nacional

Na recém-concluída Liga Solverde.pt 2023/24, a equipa sénior feminina de voleibol do PV Colégio Efanor apresentou uma impressionante demonstração de habilidade e espírito desportivo, garantido a posição de vice-campeã nacional. Apesar de

Ler Mais »

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.