A nona edição da Taça da Liga, denominada por Taça CTT, irá encontrar o seu vencedor, hoje, no Estádio do Algarve.
Desde o seu início, foram muitos os modelos encontrados para a prova, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Esta época a Taça CTT termina com uma inédita Final Four, toda ela disputada no Algarve, com duas meias-finais de uma mão apenas, entre os quatro vencedores dos respetivos grupos e com uma final.
Setúbal, Benfica, Moreirense e Braga foram as equipas presentes, com Braga e Moreirense a garantirem o lugar na final depois de vencerem as respetivas meias-finais.
Mas uma das curiosidades, da mais jovem prova oficial do calendário profissional do futebol sénior nacional, é o facto de em nove edições, serem já quatro os troféus que os seus vencedores têm recebido e vários os nomes oficiais da prova.
Assim, entre 2007 e 2010, o primeiro troféu, era também ele enquadrado no nome que era dado à prova, em função do seu patrocinador principal. Taça Carlsberg.
Em 2010/2011 a Taça passa a ter outro patrocinador, neste caso a Bwin, e o troféu assume um novo formato, com alterações muito significativas. A Taça da Liga mudava para a cor negra e forma pontiaguda, e também o nome da prova foi nesse ano Bwin Cup.
Segundo a Liga Portuguesa de Futebol, “A peça, feita de liga de vidro preto, é da autoria do artista plástico austríaco Bernhard Leitner, tendo uma segunda fase sido concretizada pela Buero X, agência de design gráfico ligada à Bwin.
Com 52 centímetros de altura e perto de nove quilos de peso, o novo troféu da bwin cup será entregue ao vencedor do encontro de sábado. Produzido na Atlantis Portugal, os três pilares simbolizam as três fases da competição. A bola no topo representa o culminar: a presença na final e a vitória na prova”.
A época 2011/2012, traz um novo troféu, com um design mais próximo do atual. O troféu é de produção integralmente portuguesa, pesando 6,8 quilos e medindo 70 centímetros. Quanto ao material é constituído por prata na base, ouro no meio e, no topo, uma bola em cristal e foi desenhada por Nuno Martins docente da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)
Entre 2011 e 2015 a Taça da Liga, sem patrocinador, intitula-se de forma oficial Taça da Liga.
A partir de 2015, surge então um novo troféu, associado ao novo patrocinador, neste caso os CTT, passando a Taça a assumir como nome oficial, Taça CTT.29