Sr. Diretor: Faça um mapa da sua estratégia!

Você tem uma visão clara do caminho para alcançar os objetivos do seu clube desportivo?

Para não se perder na correria do dia-a-dia do trabalho de um diretor desportivo aconselho-o a fazer um mapa da sua estratégia.

Faça esta experiência: amanhã, no seu clube desportivo, pergunte a três ou quatro dos seus colaboradores mais próximos quais são os objetivos estratégicos do clube. Vai ficar surpreendido com a diversidade das respostas que vai obter.

Como todos os manuais de estratégia afirmam, um dos principais obstáculos ao sucesso das organizações é o facto de cada colaborador ter um entendimento diferente dos principais objectivos da organização.

Com efeito, é difícil definir objetivos individuais quando o clube ainda não definiu os seus enquanto organização. As pessoas precisam de uma referência a partir da qual estabelecem o seu contributo. Se essa referência não existe, o mais certo é que procurem fazer o melhor que sabem, por vezes direcionando os seus esforços em sentidos contrários ao que é pretendido.

Mas não é suficiente elaborar os objectivos estratégicos do clube. É necessário torná-los visíveis e presentes no trabalho diário dos colaboradores, nas reuniões, nos programas e projetos desportivos. É necessário, Sr. Diretor, fazer um Mapa da sua Estratégia!

Proponho um conjunto de 5 etapas para criar o Mapa Estratégico:

  1. Definir a Missão do Clube

A definição da missão de uma organização deve procurar ser um espelho da razão de ser e de existir dessa entidade. Partindo de uma análise e diagnóstico do contexto onde se insere, deverá refletir o papel que deseja desempenhar nesse contexto específico, papel este que poderá estar pré determinado pela sua especificidade constitutiva, mas que deverá sempre refletir o posicionamento que deseja adoptar.

 

  1. Definir a Visão do Clube

Após enunciar a missão, torna-se necessário idealizar o que queremos, e/ou como pretendemos ser vistos num futuro próximo. A definição de uma Visão é um elemento motivador para todos os envolvidos num projeto comum, fornecendo uma imagem clara do que pretendemos atingir.

 

  1. Enunciar os Valores que distinguem o Clube Desportivo

Um desenvolvimento desportivo, que se quer sustentado, exige a definição de um conjunto de valores pelos quais se deverá reger. Numa entidade privada sem fins lucrativos, ainda de forma mais vincada, deverá possuir valores orientados para o acesso à prática desportiva das suas populações e comunidades, promovendo uma maior e melhor qualidade de vida.

 

  1. Definir as Perspectivas de intervenção do Clube

As características dos serviços desportivos, a transversalidade do desporto, determinam uma abordagem multifacetada desta realidade em que o clube deve procurar tomar o lugar de elemento dinamizador e agregador de dinâmicas de desenvolvimento desportivo sustentado, conjugando em primeiro lugar o serviço aos sócios e comunidades, os processos internos e o desenvolvimento organizacional do clube, a aquisição de competências de aprendizagem e crescimento constantes, o envolvimento e a participação de diferentes grupos de interessados e uma gestão financeira e orçamental devidamente adequada a esta realidade.

Perspectivas de Intervenção Objectivos Gerais
Perspectiva IServir os sócios e a comunidade Melhorar os serviços prestados aos sócios e comunidades, criando ambientes que favoreçam a criação e o desenvolvimento de valor no Desporto
Perspectiva IIProcessos internos e de aprendizagem conjunta Desenvolver e melhorar o funcionamento dos processos internos do clube, permitindo aos colaboradores prestar um serviço eficiente e eficaz, construindo uma equipa pluridisciplinar, altamente motivada para atingir a excelência na prestação de serviços num ambiente de comunicação e cooperação eficaz, transparente e partilhada com os grupos de interessados
Perspectiva IIIGestão financeira e orçamental Implementar uma gestão financeira e orçamental transparente, participativa e rigorosa.

 Tabela 1 – Perspectivas de intervenção e objectivos gerais de um Clube Desportivo

 

  1. Elaborar o Mapa Estratégico

Na figura apresentamos um exemplo de um Mapa Estratégico que deverá ser alvo de um tratamento gráfico e ser afixado nas paredes, impresso nos documentos oficiais do clube desportivo e utilizado nas mais diversas situações que auxiliem a tornar-se um instrumento de referência a todo o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

imagem Sr. Diretor Faça um mapa da sua estratégia!

 (clique na imagem para aumentar)

 

Posso assegurar-lhe que a criação de um Mapa Estratégico para um Clube Desportivo é um instrumento precioso para o trabalho de qualquer dirigente, aumentando exponencialmente o alinhamento de todos os recursos humanos na execução da estratégia e a motivação da equipa em torno de objectivos comuns!

Por isso, do que está à espera, Sr. Diretor? Faça um mapa da sua estratégia!

Outros Artigos de Opinião

Partilhar Este Artigo

Informação sobre o Autor

Gastão Sousa

Consultor em Gestão de Desporto

• Consultor em Gestão do Desporto • Doutorado em Gestão • Mestrado e Licenciatura em Educação Física e Desporto • Professor Universitário • Disruptor Organizacional

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.