E depois de uma competição?

Umas das maiores dúvidas dos corredores é, sem qualquer dúvida, o que fazer depois de uma competição, seja ela mais longa ou mais curta, mais dura ou teoricamente mais acessível. Mas então, o que deve um corredor fazer no período pós-competição? Qual o treino mais adequado? Deve um corredor treinar no dia seguinte ou descansar totalmente?

A resposta a todas estas perguntas divide-se em várias fases e, obviamente, depende de pessoa para pessoa. Mas as diretrizes são as mesmas:

  • No momento imediatamente a seguir à competição, o maior erro é parar. Sim, parece um contrassenso, mas a verdade é que depois de correr, não devemos parar imediatamente. Isto deve-se ao facto da nossa frequência cardíaca estar algo elevada em relação ao que é habitual estar quando nos encontramos em repouso. Por isso mesmo, para que não haja uma descida abrupta dessa mesma frequência cardíaca, quando terminamos a competição devemos, pelo menos, continuar a caminhar até baixá-la de forma gradual. Isto fará com que a nossa recuperação após a competição seja melhor e, acima de tudo, mais tranquila, mais cómoda. Para além de tudo isto, quando a frequência cardíaca baixar até ao normal do atleta, é imprescindível a realização de uma boa sessão de alongamentos, onde o corredor deve aguentar de forma estática a posição de alongamento durante, no mínimo, 30 segundos. E muita atenção que quando nos referimos a exercícios de alongamentos, não nos referimos a exercícios de flexibilidade, pois são conceitos completamente diferentes.

 

  • No restante período de tempo que resta do dia da competição, não há nada que saber: repousar e, fundamentalmente, dormir bem, pois é durante o sono o nosso melhor momento de regeneração muscular e celular e, também, hidratarmo-nos muito bem, principalmente para repor os líquidos perdidos na competição através da sudação.

 

Ainda assim, a maior dúvida de um atleta de running reside naquilo que deverá ou não fazer no dia seguinte após a competição. Pois bem, a resposta é extremamente simples: tudo aquilo que fizer esse mesmo praticante sentir-se bem, sentir-se feliz e, principalmente, tudo aquilo que não costuma fazer na preparação dessa mesma competição. Pode parecer algo complexo, mas na verdade, não o é: se na preparação da competição, o praticante deve focar o seu planeamento de treino na especificidade da modalidade, na recuperação pós-competição deve fazer exatamente o contrário. Se na preparação de uma corrida devemos, fundamentalmente, correr ou realizar exercícios que se baseiem nos princípios da corrida e na especificidade dessa mesma modalidade, quando nos preocupamos em recuperar o praticamente das agressões musculares que sofreu nessa mesma corrida, a preocupação deve residir, por exemplo, na realização de algo que não envolva impacto no solo, tal como a corrida o faz. Ou seja, se a corrida é, nada mais nada menos, do que uma sucessão de impactos no solo, então a recuperação deve ser realizada no meio aquático ou até através de um simples passeio de bicicleta, onde o impacto no solo é nulo.

Assim, mais do que acelerar a regeneração muscular através da circulação sanguínea que o exercício físico promove, sem impacto nas zonas mais afetadas na corrida, conseguimos provocar um estímulo, não só físico, mas principalmente psicológico, diferente ao praticante, que promoverá a produção de endorfina, uma hormona que não só funciona como um analgésico natural, como também e principalmente, estimula a produção de outras hormonas como a adrenalina e o cortisol, ajudando o praticante a reduzir o stress, não só mental como também físico, e principalmente a aumentar o fluxo sanguíneo e consequente relaxamento muscular.

 

É ou não é fácil colocar aquilo que o nosso corpo produz de forma natural a nosso favor?

Outros Artigos de Opinião

Partilhar Este Artigo

Informação sobre o Autor

Daniel Soares

Formador de Marcha e Corrida

• Licenciado em Ciências do Desporto pela FADEUP • Professor no ginásio AmazinGym • Treinador de Nível II de Atletismo pela FPAtletismo • Personal Trainer

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.