COMO FAZER (E PARA QUE SERVE) UMA ANÁLISE SWOT? – PT.I

Corro um risco elevado com este artigo que dirijo a todos os técnicos de desporto, professores de educação física, dirigentes ou gestores desportivos. Das duas, uma: ou me dizem algo do tipo “Bem, nem vale a pena ler porque já sei o que preciso. Aliás, quem trabalha no desporto com funções de gestão e não sabe fazer uma análise SWOT, é melhor meter os papéis para o desemprego!”, ou então algo do género “Até que enfim! Alguém que me vai tentar explicar como se faz e para que serve uma análise SWOT no sector do desporto”.

Espero unir estas duas opiniões distintas no final da leitura deste artigo pois, é minha convicção, que alguns profissionais ou dirigentes voluntários não utilizam este método de análise estratégica de uma forma correcta e outros fazem-no intuitivamente sem lhe chamar análise SWOT.

De uma forma resumida a análise SWOT é um método de planeamento estratégico utilizado para avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um determinado projecto ou situação particular. É importante que o objectivo da utilização deste método seja clarificado no início do projecto para que a sua utilização seja adequada.

As Forças e Fraquezas são aspectos internos à organização, enquanto as Oportunidades e Ameaças são aspectos externos, localizados no ambiente económico, social, político e tecnológico que envolve a organização mas que a poderá influenciar determinantemente.

O resultado do confronto entre as forças e as oportunidades poderá dar lugar a uma estratégia ofensiva, enquanto a ligação entre fraquezas e oportunidades se materializa numa estratégia defensiva, tornando importante o acompanhamento das acções dos concorrentes directos. Por outro lado, o confronto entre forças e ameaças poderá dar lugar a estratégias de ajustamento em que se procura adaptar as forças da organização á mudança no ambiente, enquanto ligações entre fraquezas e ameaças terão como resultado uma estratégia de sobrevivência, que poderão culminar com mudanças significativas no portfolio de serviços da organização.

Muito bem, dirá você. Até agora nada de novo… teoria, teoria e mais teoria.

Em vez de estar aqui a debitar a teoria sobre a análise estratégica das organizações utilizando a matriz SWOT, convido-o a seguir-me, no próximo artigo, nas etapas de elaboração de uma análise SWOT para o pelouro de desporto de uma autarquia, mas que poderá adaptar para qualquer outra organização desportiva (ex: clube desportivo, ginásio ou centro de fitness, empresa de organização de eventos desportivos, etc.).

Outros Artigos de Opinião

Partilhar Este Artigo

Informação sobre o Autor

Gastão Sousa

Consultor em Gestão de Desporto

• Consultor em Gestão do Desporto • Doutorado em Gestão • Mestrado e Licenciatura em Educação Física e Desporto • Professor Universitário • Disruptor Organizacional

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.