No artigo anterior, prometi que iria partilhar convosco a história de um Diretor de Marketing num Clube Desportivo. Pois bem, eis chegado o momento.
Permitam-me, contudo, referir, desde logo, que qualquer semelhança com a realidade é mesmo pura realidade! E por questões de confidencialidade não serão efetuadas quais referências e/ou identificações nem ao Clube nem, tão pouco, ao Diretor de Marketing em questão.
Sendo assim que comece a história!
Num verão, não muito longínquo, um Jovem recém-licenciado, que tinha como objetivo trabalhar num Clube Desportivo recebeu uma chamada telefónica de um Presidente a convocá-lo para uma reunião. O Jovem ficou espantado com o telefonema mas acima de tudo ficou extramente satisfeito com a possibilidade de concretizar o seu objetivo.
Na reunião o Presidente foi direto e pragmático… propôs ao Jovem a criação de um Departamento de Marketing para o Clube Desportivo que presidia nesse momento, porém, tinha apenas um “pequeno” condicionalismo… esperava-lhe um grande e redondo zero (0) para iniciar o seu trabalho, ou seja, não tinha recursos humanos, nem materiais, nem tão pouco financeiros para alocar ao projeto.
O Jovem ouviu, atentamente, a proposta do Presidente e muito rapidamente aceitou a sua “generosa” oferta e encarou-a como um enorme desafio e um árduo teste às suas capacidades pessoais, interpessoais e profissionais. Desta forma, esse Jovem passou a ser o Diretor de Marketing desse Clube Desportivo.
A reunião prosseguiu durante várias horas onde foram desde logo debatidas e traçadas várias opções, estratégias e políticas para o recém-criado Departamento de Marketing.
Desta forma, e tendo por base as experiências e as histórias que esse Diretor de Marketing vivenciou ao longo do seu percurso profissional nesse Clube Desportivo, permitiram-lhe efetuar uma analogia do seu trabalho, alinhando-o com os ponteiros de um relógio, utilizando de forma figurativa as 24 horas que compõem um dia, alertando-vos para 24 áreas específicas que foram trabalhadas por esse Diretor de Marketing, que passo a enumerar:
00h00 – Organização Interna
01h00 – Gestão Financeira
02h00 – Gestão de Sócios
03h00 – Publicidade
04h00 – Patrocinadores
05h00 – Parcerias
06h00 – Organização de Jogos
07h00 – Subsídios
08h00 – Voluntariado
09h00 – Imprensa
10h00 – Campanhas
11h00 – Merchandising
12h00 – Eventos
13h00 – Solidariedade
14h00 – Promoção
15h00 – Bilhética
16h00 – Legislação
17h00 – Instalações Desportivas
18h00 – Social Media
19h00 – Gestão de Atletas
20h00 – Relações Institucionais
21h00 – Corporate/VIP
22h00 – Contingências
23h00 – Comunicação Interna/Motivação
Que o “relógio” comece, então, a trabalhar…
00h00 – Organização Interna
A primeira “hora”, de forma figurativa, foi destinada a analisar a Organização Interna do Clube.
O seu trabalho passou, inicialmente, por inteirar-se de forma meticulosa sobre toda a história, a dimensão e estrutura do clube. Identificou a missão, visão e valores do clube, identificou e analisou as modalidades desportivas ativas, inteirou-se do número de atletas que praticavam atividade desportiva por modalidades e por escalões, identificou as estruturas de apoio às diversas modalidades (equipas técnicas, diretores, funcionários e demais staff de apoio), inteirou-se do número de sócios do clube e da sua condição (pagante ou não pagante), entre outras ações.
Desta forma, o Diretor de Marketing conseguiu tirar uma “radiografia” ao clube para saber de que forma poderia integrar e posicionar o departamento de marketing dentro da estrutura e mística do clube por forma a serem alcançados os objetivos pretendidos.
Depois deste reconhecimento inicial, foi elaborado um organograma concreto e conciso, que até esse momento exista apenas de forma subentendida, onde foram enquadrados todos os recursos humanos dentro de departamentos e criado um conjunto de procedimentos internos para que toda a estrutura fosse capaz de trabalhar e comunicar de forma eficiente e eficaz dentro de um fluxograma e de forma hierárquica utilizando os canais apropriados de comunicação.
De igual forma, foram elaboradas um conjunto de “check-lists” para determinadas ações/atividades, para que todos os recursos trabalhassem e comunicassem da mesma forma (a uma só voz), quer internamente quer externamente, regendo-se por um guião estandardizado e padronizado em prol do superior interesse do Clube.
Apesar do Departamento de Marketing ser constituído apenas pelo seu Diretor este, segundo o organograma, reportava diretamente ao Presidente do Clube com quem trocava impressões diariamente delineando as estratégias e ações quer a curto, médio ou longo prazo.
Porém o Departamento de Marketing trabalhava de forma muito próxima (lado a lado) com o Departamento de Comunicação do Clube, até porque qualquer estratégia de marketing só faz sentido se estiverem asseguradas todas as condições de comunicação com o seu destinatário/público-alvo.
Apesar de ainda estarmos na “1.ª hora” de trabalho, já vamos muito adiantados… e para que a leitura não se torne uma enorme maçada, vamos fazer uma pequena pausa nesta história.
Não perca a o próximo artigo, onde iremos percorrer mais um conjunto de “horas” até completarmos as 24 horas na vida de um Diretor de Marketing Desportivo.
Até breve!