24 horas na vida de um diretor de marketing desportivo

No artigo anterior, prometi que iria partilhar convosco a história de um Diretor de Marketing num Clube Desportivo. Pois bem, eis chegado o momento.

Permitam-me, contudo, referir, desde logo, que qualquer semelhança com a realidade é mesmo pura realidade! E por questões de confidencialidade não serão efetuadas quais referências e/ou identificações nem ao Clube nem, tão pouco, ao Diretor de Marketing em questão.

Sendo assim que comece a história!

Num verão, não muito longínquo, um Jovem recém-licenciado, que tinha como objetivo trabalhar num Clube Desportivo recebeu uma chamada telefónica de um Presidente a convocá-lo para uma reunião. O Jovem ficou espantado com o telefonema mas acima de tudo ficou extramente satisfeito com a possibilidade de concretizar o seu objetivo.

Na reunião o Presidente foi direto e pragmático… propôs ao Jovem a criação de um Departamento de Marketing para o Clube Desportivo que presidia nesse momento, porém, tinha apenas um “pequeno” condicionalismo… esperava-lhe um grande e redondo zero (0) para iniciar o seu trabalho, ou seja, não tinha recursos humanos, nem materiais, nem tão pouco financeiros para alocar ao projeto.

O Jovem ouviu, atentamente, a proposta do Presidente e muito rapidamente aceitou a sua “generosa” oferta e encarou-a como um enorme desafio e um árduo teste às suas capacidades pessoais, interpessoais e profissionais. Desta forma, esse Jovem passou a ser o Diretor de Marketing desse Clube Desportivo.

A reunião prosseguiu durante várias horas onde foram desde logo debatidas e traçadas várias opções, estratégias e políticas para o recém-criado Departamento de Marketing.

Desta forma, e tendo por base as experiências e as histórias que esse Diretor de Marketing vivenciou ao longo do seu percurso profissional nesse Clube Desportivo, permitiram-lhe efetuar uma analogia do seu trabalho, alinhando-o com os ponteiros de um relógio, utilizando de forma figurativa as 24 horas que compõem um dia, alertando-vos para 24 áreas específicas que foram trabalhadas por esse Diretor de Marketing, que passo a enumerar:

00h00 – Organização Interna

01h00 – Gestão Financeira

02h00 – Gestão de Sócios

03h00 – Publicidade

04h00 – Patrocinadores

05h00 – Parcerias

06h00 – Organização de Jogos

07h00 – Subsídios

08h00 – Voluntariado

09h00 – Imprensa

10h00 – Campanhas

11h00 – Merchandising

12h00 – Eventos

13h00 – Solidariedade

14h00 – Promoção

15h00 – Bilhética

16h00 – Legislação

17h00 – Instalações Desportivas

18h00 – Social Media

19h00 – Gestão de Atletas

20h00 – Relações Institucionais

21h00 – Corporate/VIP

22h00 – Contingências

23h00 – Comunicação Interna/Motivação

Que o “relógio” comece, então, a trabalhar…

00h00 – Organização Interna

A primeira “hora”, de forma figurativa, foi destinada a analisar a Organização Interna do Clube.

O seu trabalho passou, inicialmente, por inteirar-se de forma meticulosa sobre toda a história, a dimensão e estrutura do clube. Identificou a missão, visão e valores do clube, identificou e analisou as modalidades desportivas ativas, inteirou-se do número de atletas que praticavam atividade desportiva por modalidades e por escalões, identificou as estruturas de apoio às diversas modalidades (equipas técnicas, diretores, funcionários e demais staff de apoio), inteirou-se do número de sócios do clube e da sua condição (pagante ou não pagante), entre outras ações.

Desta forma, o Diretor de Marketing conseguiu tirar uma “radiografia” ao clube para saber de que forma poderia integrar e posicionar o departamento de marketing dentro da estrutura e mística do clube por forma a serem alcançados os objetivos pretendidos.

Depois deste reconhecimento inicial, foi elaborado um organograma concreto e conciso, que até esse momento exista apenas de forma subentendida, onde foram enquadrados todos os recursos humanos dentro de departamentos e criado um conjunto de procedimentos internos para que toda a estrutura fosse capaz de trabalhar e comunicar de forma eficiente e eficaz dentro de um fluxograma e de forma hierárquica utilizando os canais apropriados de comunicação.

De igual forma, foram elaboradas um conjunto de “check-lists” para determinadas ações/atividades, para que todos os recursos trabalhassem e comunicassem da mesma forma (a uma só voz), quer internamente quer externamente, regendo-se por um guião estandardizado e padronizado em prol do superior interesse do Clube.

Apesar do Departamento de Marketing ser constituído apenas pelo seu Diretor este, segundo o organograma, reportava diretamente ao Presidente do Clube com quem trocava impressões diariamente delineando as estratégias e ações quer a curto, médio ou longo prazo.

Porém o Departamento de Marketing trabalhava de forma muito próxima (lado a lado) com o Departamento de Comunicação do Clube, até porque qualquer estratégia de marketing só faz sentido se estiverem asseguradas todas as condições de comunicação com o seu destinatário/público-alvo.

Apesar de ainda estarmos na “1.ª hora” de trabalho, já vamos muito adiantados… e para que a leitura não se torne uma enorme maçada, vamos fazer uma pequena pausa nesta história.

Não perca a o próximo artigo, onde iremos percorrer mais um conjunto de “horas” até completarmos as 24 horas na vida de um Diretor de Marketing Desportivo.

Até breve!

Outros Artigos de Opinião

Partilhar Este Artigo

Informação sobre o Autor

Daniel Alves de Oliveira

Consultor em Marketing Desportivo

• Consultor em Marketing Desportivo • Doutorando em Ciências do Desporto na FADE.UP • Licenciado em Gestão do Desporto pelo ISMAI • Membro Estudante do CIFI2D • CEO da Spot on Sport Consulting • Professor Universitário • Ex-Diretor de Marketing da Leixões SC – Futebol, SAD

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.