Ballet Art em destaque no 24º Festival Norte Dança

O mundo da dança assistiu a uma demonstração espetacular de talento e graciosidade no 24º Festival Norte Dança, um concurso internacional de dança realizado de 3 a 5 de novembro de 2023 no Europarque. Este prestigiado evento acolheu bailarinos de vários géneros e faixas etárias, mostrando a diversidade e inclusão que é o mundo da dança. A competição contou com uma grande variedade de estilos, incluindo Ballet Clássico, Neoclássico, Contemporâneo, Moderno, Jazz, Lírico, Street Dance, Sapateado, Danças Espanholas, Danças Étnicas, Danças Latinas, Danças Árabes, Fusão, Teatro Musical, Bollywood e Dança Acrobática.

 

O Concurso Internacional de Dança FND é um marco importante na comunidade da dança, conhecido pelo seu rigoroso processo de seleção e pela participação de escolas, coreógrafos e bailarinos de topo. Os candidatos ganham as suas vagas através da submissão de vídeos, semifinais presenciais e online, e competições com parceiros afiliados ao Festival Norte Dança. A edição deste ano contou com mais de 1500 inscrições, provenientes de Portugal e do estrangeiro, proporcionando um fim de semana de excelência artística.

 

Entre os artistas que se destacaram na competição deste ano esteve a escola de Matosinhos, Ballet Art, que deixou uma fantástica impressão no público e no júri. Os talentosos bailarinos da Ballet Art obtiveram resultados notáveis em várias categorias, demonstrando a sua habilidade, precisão e arte.

 

Na categoria de Ballet Repertório Jovens Solo, Maria Martins impressionou o público com a sua interpretação hipnotizante de “Odalisca”, conquistando o primeiro lugar. Clara Ferreira, com a sua interpretação de “Pássaro Azul”, obteve um merecido terceiro lugar.

 

A categoria de Ballet Repertório Adultos Solo foi dominada pelo Ballet Art, com Sofia Lamas a levar para casa o primeiro lugar com a sua interpretação de “Talismã”, enquanto Ana Brandão garantiu o segundo lugar com a sua encantadora “Odalisca”.

 

A atuação do grupo Ballet Art na categoria Ballet Repertório Grupo Pequeno Jovens deixou o júri maravilhado. A interpretação do quarteto de “La Bayadere”, com Clara Ferreira, Juliana Caetano, Maria Martins e Maria Tavares, garantiu o primeiro lugar.

 

Na categoria Contemporâneo Duos Jovens, Maria Martins e Maria Tavares demonstraram uma sincronia e criatividade excepcionais na sua interpretação de “Blindness”, o que lhes valeu o segundo lugar.

 

Mariana Oliveira Martins alcançou uma vitória estrondosa na categoria Contemporâneo Jovens Solo, levando para casa o primeiro lugar com a interpretação de “Dismantle”.

 

Na categoria Contemporâneo Adultos Solo, a cativante interpretação de Ana Brandão de “Shut” foi considerada merecedora do primeiro lugar. Clara Alves assegurou o segundo lugar com a sua notável interpretação de “Bloom”.

 

Na categoria Lírico Aldulto Solo, Ana Brandão voltou a destacar-se, desta vez com a interpretação arrebatadora de “Waves”, garantindo o primeiro lugar.

 

Num momento culminante da competição, o talento excecional e a dedicação de Ana Brandão foram celebrados com a atribuição do prestigiado título de “Melhor Bailarina do Festival”. A sua consistente excelência e as suas excelentes atuações ao longo da competição deixaram uma marca indelével no evento, merecendo o reconhecimento que verdadeiramente merecia.

 

A impressionante exibição da escola Ballet Art, sediada em Matosinhos, no 24º Festival Norte Dança é um testemunho da dedicação, habilidade e arte dos seus bailarinos. As suas conquistas num vasto leque de categorias reforçam a reputação da escola como um local de excelência e inovação em dança.

Artigos Semelhantes

Partilhar Este Artigo

Mais Notícias

Recebe Conteúdos Exclusivos

Subscreve a nossa newsletter e mantém-te informado(a) sobre o desporto no nosso concelho.